Reunião do Grupo é realizada na UEM

No dia 07 de julho participantes do grupo se reuniram para discutir uma pauta recheada de itens sobre o futuro do grupo. Os assuntos discutidos versaram sobre a criação desse site com o intuito de divulgar para fora da universidade nossas ações e pesquisas (nesse tema, ressaltamos o importante trabalho do Professor Cesar Miranda Mendes, como criador do grupo, bem como das produções dos diversos membros que participaram do grupo e deram suas importantes contribuições – a ideia é construir um acervo dessa produção nessa plataforma); sobre a participação (adesão, desfiliação); sobre parceria estabelecida com o Observatório das Metrópoles; em relação  às experiências dos participantes, em especial o papel como docentes e transformadores em ambientes de ensino e aprendizagem; agenda e pauta para próxima reunião.

Como estratégia de debate para o próximo encontro, os membros farão levantamento das novas produções na área do planejamento urbano; o professor Ricardo Töws encaminhará a discussão sobre o livro de Raquel Rolnik, Guerra dos Lugares; será criado grupo por rede social; a Professora Angela Endlich disponibilizará os materiais sobre Kropotkin; entre outros. Como futuras discussões, houve propostas para debater sobre cooperação, planejamento estratégico e educação para além do capital. Logo, há uma ampliação no leque temático de abordagem do grupo, pois tempos sombrios requerem medidas extraordinárias. Fazer a multidisciplinaridade, por mais que é prática banalizada pelo mau uso, é medida extraordinária em equipes cada vez mais verticais em suas investigações.

O debate foi enriquecedor, tendo como resultante a necessidade de repensar nosso papel, pois, para além de discutir a problemática urbana, vivemos tempos de inflexão ultraliberal,  o que urge interpretarmos as variáveis que inibem iniciativas transformadoras e revolucionárias,  quase em um espectro combativo. A variável e saída pela educação permeou a discussão, mas entendemos a necessidade de considerar a luta de classes,  os elementos culturais e as abordagens que considerem as mais diversas escalas.

Para a professora Angela Endlich, “é necessário refletir sobre as possibilidades de cooperação, que é uma importante alternativa para a sociedade em geral e, em especial, para os pequenos municípios, pois a sociedade não sobrevive sem a cooperação e isso precisa ser discutido”. Para Laís Barbiero, “foi um encontro onde várias experiências em diversos campos e atuações puderam, de alguma forma, se somar”.

Enfim, ficou predefinida a data da próxima reunião para o dia 04 de agosto, no Bloco J12 (UEM), cuja pauta ainda pode ser ampliada. Para contatar o grupo, nosso e-mail é geurbanos@gmail.com

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site